Para saber mais informações sobre nossas atividades, curta a página da Casa Fluxo no Facebook e fique por dentro do calendário.

AMPLIANDO A PERCEPÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL  #1

Facilitador: André Custódio C. Simões

Objetivo

Investigar os padrões de personalidade estruturados no corpo e nos gestos.

Justificativa

Ao longo da estruturação do nosso Ego, a “entidade” psíquica que segundo Freud determina o que consideramos como a identificação do “Eu”, vamos construindo conjuntamente as características corporais que sustentam nossa identidade.

Existe uma correlação intrínseca entre nossos padrões psico-emocionais e nossos padrões gestuais, que compreende tanto nossas dinâmicas de movimentos corporais quanto  expressões faciais, e na maior parte das vezes não percebemos o quão estreita é essa relação.

Através dos exercícios do workshop vamos localizando algumas características de personalidade em nosso corpo e tentamos, através da atenção/consciência sobre essas ações, entender as possíveis correlações que elas ativam (gatilhos ou indícios) em nosso comportamento e em nossa construção psico-emotiva.

A partir do momento em que tomamos consciência e identificamos as relações corpo-personalidade, podemos escolher qual a nossa atitude perante ela. Mantê-la, diminuí-la, aumentá-la (porque não), isso seria um desdobramento do exercício, mas uma coisa é certa, uma vez que tomamos consciência daquilo, não somos mais os mesmos. Expandimos o entendimento de quem somos, de como somos. Um dos desdobramentos imediatos dessa investigação é ampliar os benefícios dessas descobertas para a nossa maneira de ser e de estar em relação aos outros.

Metodologia

Aula prática com exercício e dinâmicas físicas que evidenciam padrões corporais que manifestam traços de nossa personalidade.

Utilizamos exercícios que servem como uma “lupa de aumento”, evidenciando esses padrões, tanto através da autopercepção quanto da observação dos participantes.

Os demais participantes, assim como o intermediador, funcionam como um espelho-resposta.

  • Exercícios de relaxamento e de contato com o próprio corpo.
  • Reconhecer a estrutura corporal para poder treinar o olhar para si mesmo e para com os outros participantes.
  • Exercício de não julgamento
  • Exercício do círculo neutro

▼▲

 

Anúncios